Por Filipe Rocha
Ele pode ser visto de longe. Do topo, uma visão privilegiada da maior metrópole do país. Localizado no extremo oeste da Serra da Cantareira, o Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da cidade de São Paulo. São 1.135 metros de altitude.
Conhecido pelas grandes torres de transmissão de rádio e televisão, o Pico fica dentro do Parque Estadual do Jaraguá, uma região preservada com cinco mil hectares remanescentes da mata atlântica, tombada pela UNESCO como patrimônio da humanidade.
No local não faltam opções de lazer. O contato com a natureza e a proximidade com animais silvestres atrai muitos turistas. Para quem procura descanso, basta armar uma preguiçosa rede.
Na trilha do silêncio, placas com textos em braille trazem informações sobre o parque, a fauna e a flora local. Madeiras rentes ao chão auxiliam no deslocamento de cadeirantes. A região é habitada por índios. A aldeia Jaraguá-Itú fica em frente ao parque.
Para subir o Pico há duas opções: pela estrada ou pelas trilhas. Para os mais aventureiros uma escalada na rocha é emoção certa. Fôlego! Para chegar mesmo ao topo é preciso subir uma escada com duzentos e cinquenta degraus. A vista é uma recompensa que vale o esforço.
Saiba mais sobre o Pico do Jaraguá clicando AQUI.
Bom texto.
ResponderExcluir