quarta-feira, 12 de maio de 2010

Após anunciar demolição Minhocão, prefeitura reforma calçadas


Por Octávio Carvalho


Mesmo após Gilberto Kassab anunciar que pretende demolir o minhocão, a prefeitura iniciou a reforma das calçadas da Rua Amaral Gurgel, no centro de São Paulo, que está localizada sob o elevado.
A obra foi iniciada no dia 26 de Abril deve recuperar cinco mil metros quadrados de calçadas e está estimada em R$ 490 mil.
O Prazo para conclusão das obras é de 90 dias segundo placa de anúncio instalada em uma das pilastras do Minhocão.O projeto prevê também a plantação de ipês amarelos.
Uma das justificativas para a realização da obra é que a prefeitura pretende realizar a a demolição do elevado apenas no ano 2025. "Na verdade, a demolição é muito problemática e a própria prefeitura não tem certeza do que vai fazer", afirmou o arquiteto e urbanista Cândido Malta em entrevista ao G1.

EUA orientam turistas a evitarem o litoral sul de SP


Por Octávio Carvalho


Os EUA publicaram um relatório alertando os cidadãos que pretendem visitar o Brasil a evitar a costa sul de São Paulo, atingida por uma onda de violência que resultou em 13 assassinatos entre os dias 18 e 27 de Abril.
Segundo a polícia, os crimes, que têm atingido cidades como Praia Grande, Santos, São Vicente e Guarujá são provocados por gangues. As principais vítimas são homens entre 18 e 30 anos sem antecedentes criminais
Muitas escolas do município do Guarujá não funcionaram na última semana de abril devido ao toque de recolher ordenado por traficantes.

Lula chama Dunga de Tuma, ao comentar convocação

Por Filipe Rocha

O presidente Lula cometeu uma gafe nesta quarta-feira ao trocar o nome do técnico da seleção brasileira, Dunga por "Tuma". O secretário nacional de Justiça Romeu Tuma Júnior, é acusado de ter ligações com Paulo Li, apontado como um dos líderes da máfia chinesa em São Paulo.

Em evento no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, Lula assinou duas medidas provisórias relacionadas aos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. Ao falar de improviso, comentou a convocação de jogadores para a Copa do Mundo de 2010.

Benito Di Paula não morreu

Por Filipe Rocha

O samba jóia de Benito Di Paula marcou a canção nacional da década de setenta. O estilo próprio trás influências do jazz, arranjos românticos e o entusiasmo do Samba.

Filho de ciganos de Nova Friburgo, Benito começou cantando nas festas de família. Em seguida passou a se apresentar como crooner nas noites cariocas.

O primeiro disco, gravado em 1971, foi barrado pela censura da ditadura militar. Nos anos seguintes lançou outros álbuns e concorreu com Roberto Carlos no ranking dos discos mais vendidos. Como compositor teve suas letras interpretadas por grandes nomes da música.

Do sucesso ao hiato, nem ele sabe o motivo. As gravadoras e a mídia simplesmente não o procuraram mais e o talento ficou esquecido.

"Eu fiquei um pouco jogado fora. De lado, mas amado pelos meus fãs" - desabafa Benito.

Julho de 2009 marcou a volta de Benito Di Paula ao cenário musical após 13 anos sem gravar. O primeiro DVD da carreira chegou às lojas com canções inéditas, mas também trouxe os clássicos que o tornaram um dos maiores cantores, compositores e pianistas da música popular brasileira.

Quem nunca ouviu a música, "Meu amigo Charlie Brow" ou "Mulher Brasileira" ?

Mr. Bean ainda faz sucesso

Por Filipe Rocha

Excêntrico, satírico e sarcástico como manda o estilo britânico de fazer humor. Rowan Atkinson protagoniza o personagem que virou febre a terra da rainha, o Mr. Bean.

Ele surgiu o final dos aos oitenta em uma série de Tv. De personalidade agradável, Bean é divertido e ingênuo, mas algumas vezes malvado.

Soluções originais para tarefas simples e rotineiras sempre acabam em confusões e trapalhadas hilariantes. Orgulhoso como só ele! Dar o braço a torcer ou ficar para trás? Jamais!

Apenas quatorze episódios fora produzidos para a série e bastara para tornar Bean um símbolo do humor inglês mundialmente conhecido.

O sucesso levou o personagem às telonas. "Mr. Bean - o filme" foi lançado em 1997. Inspirado nos episódios da série, mostrou as trapalhadas de Bean na terra do tio San, onde a tolerância é zero.

Em 2007 o longa "As férias de Mr. Bean" , Rowan Atkinnson marcou o fim das interpretações do personagem. Um roteiro bem feito e uma boa interpretação não precisam de muitas palavras para justificar o sucesso de um personagem.

Loucos por Star Wars

Por Filipe Rocha

No mundo de Hollywood há cenas que se tornam inesquecíveis e histórias que insistem em permanecer no imaginário dos fãs. Que o digam os amantes de Guerra nas Estrelas.

Eles vestem literalmente a fantasia de um cavaleiro Jedi ou de outros inúmeros personagens que desfilaram nas telas do primeiro ao último dos seis episódios de Star Wars.

Não importa a língua, no mundo inteiro eles se encontram, discutem as histórias, visitam exposições e se misturam a vida real. Novidades? Nada se passa em um mundo Jedi que não seja debatido por eles em fóruns intermináveis, seja na Internet, ou em um encontro qualquer.

O primeiro filme da série foi exibido em 1977. Os longas mais recentes já contavam com tecnologia de sobra e efeitos visuais capazes de angariar ainda mais fãs. O ano de 2005 foi especial para eles, marcou a chegada nas telas de "A vingança dos Sith", apontada como a última parte da saga imaginada por George Lucas. Mas se depender do fôlego dos seguidores, ainda há muito para se contar.

21 anos de TV por assiatura no Brasil

Por Filipe Rocha




Uma programação completa com conteúdos exclusivos, som e imagem digitais, novas tecnologias. A Tv por assinatura oferece tudo isso.

O serviço surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 40. O objetivo era apenas uma transmissão de boa qualidade, mas com o passar do tempo o conteúdo diferenciado fez da Tv paga um sonho de consumo.

Logo a variedade de canais e programações passou a ser oferecida em diversos países. Aqui no Brasil o serviço surgiu só no final da década de 80.

Seja pelo cabo ou pela antena, emissoras específicas em esportes, variedades, filmes ou notícias estão disponíveis 24 horas por dia

21 anos de Tv por assinatura no Brasil, o mundo ao alcance do controle remoto. A tecnologia a serviço do entretenimento, da informação e da iteratividade.

Pico do Jaraguá, vale a pena conhecer

Por Filipe Rocha
Ele pode ser visto de longe. Do topo, uma visão privilegiada da maior metrópole do país. Localizado no extremo oeste da Serra da Cantareira, o Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da cidade de São Paulo. São 1.135 metros de altitude.

Conhecido pelas grandes torres de transmissão de rádio e televisão, o Pico fica dentro do Parque Estadual do Jaraguá, uma região preservada com cinco mil hectares remanescentes da mata atlântica, tombada pela UNESCO como patrimônio da humanidade.

No local não faltam opções de lazer. O contato com a natureza e a proximidade com animais silvestres atrai muitos turistas. Para quem procura descanso, basta armar uma preguiçosa rede.

Na trilha do silêncio, placas com textos em braille trazem informações sobre o parque, a fauna e a flora local. Madeiras rentes ao chão auxiliam no deslocamento de cadeirantes. A região é habitada por índios. A aldeia Jaraguá-Itú fica em frente ao parque.

Para subir o Pico há duas opções: pela estrada ou pelas trilhas. Para os mais aventureiros uma escalada na rocha é emoção certa. Fôlego! Para chegar mesmo ao topo é preciso subir uma escada com duzentos e cinquenta degraus. A vista é uma recompensa que vale o esforço.

Saiba mais sobre o Pico do Jaraguá clicando AQUI.

Hubble completa 20 anos em órbita

Por Filipe Rocha

Localizado há quase 600 quilômetros acima da superfície terrestre, o telescópio Hubble é o maior aliado dos astrônomos em suas pesquisas. O observador foi imaginado ainda nos anos 40, mas só saiu de órbita no dia 24 de abril de 1990.

O nome escolhido para batizar o projeto foi uma homenagem ao astrônomo norte-americano Edwin Powell Hubble, pioneiro na descoberta de outras galáxias. O equipamento permite a observação do espaço sem as distorções causadas pela atmosfera terrestre, por isso sua capacidade de alcance é 10 vezes maior que a de um telescópio em solo.

O resultado são fotografias inéditas que chegam aos limites do universo conhecido e contribuem para novas descobertas. A luz mais distante captada pelo Hubble está há 13 bilhões de anos luz de distância.

Mas antes de todas essas conquistas, o projeto quase foi um fracasso. O equipamento precisou ser concertado por astronautas pouco tempo depois de entrar em órbita. Uma falha óptica causada pelo alinhamento incorreto dos espelhos comprometia a resolução das imagens captadas. A falha de 1,5 avos, algo próximo a espessura de um fio de cabelo humano, poderia inutilizar o telescópio de 2 bilhões de dólares. Com o problema resolvido iniciaram-se as observações.

Considerado uma espécie de janela para o espaço, o Hubble tem ajudado a esclarecer os segredos e mistérios do universo e quem sabe buscar respostas para antigas questões da ciência: de onde viemos e para onde vamos.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Exposição discute variedade linguística no Museu da Língua Portuguesa

Octávio Carvalho
O Museu da Língua Portuguesa, localizado na praça da Luz, em São Paulo, apresenta até 27 de junho a exposição "Menas: o certo do errado, o errado do certo", que discute os erros linguísticos mais usuais, e a amplitude e criatividade da língua, além levar o visitante refletir o motivo pelo qual nem sempre seguimos a norma culta.
É a primeira vez que o museu, um dos mais visitados do país trata da língua em uma exposição, pois as anteriores abordavam as obras de escritores renomados como Guimarães Rosa, que teve sua obra “Grande Sertão: Veredas” na mostra inaugural.
Em entrevista à revista Época, Eduardo Calbulcci, professor de cursinho e um dos curadores da exposição afirmou que o objetivo é “mostrar que o bom falante é aquele que sabe escolher a variedade linguística de acordo com a situação”.
Quer saber mais ou visitar a exposição?
Acesse o site do Museu da Língua Portuguesa.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Mais radares, menos educação

Por Filipe Rocha

O Código Brasileiro de Trânsito (CBT) reúne todas as regras e orientações que o motorista precisa seguir para conduzir seu veículo com segurança. O mesmo código prevê punições aos condutores que não obedecem as normas nele previstas.

A multa é a maneira mais prática para o Estado conscientizar o cidadão a dirigir dentro dos limites impostos pelo CBT. O número de multas aplicadas na cidade de São Paulo subiu 34% em 2009, se comparado com o ano anterior. Este crescimento é resultado de uma fiscalização mais eficiente devido aos investimentos em novos equipamentos, entre eles o famoso radar.

Alguns especialistas defendem a fiscalização como estímulo para o infrator dirigir corretamente, o que também auxilia na diminuição de acidentes e consequentes gastos em saúde.


Quem dirige nesta cidade sabe que a realidade é bem diferente. Radares escondidos e mal sinalizados e agentes da CET camuflados e prontos para autuar o menor deslize sem a menor intenção de educar e orientar o motorista.


O aumento no número de infrações reflete a deficiência do Estado em educar seus cidadãos. Onde são aplicados as crescentes receitas arrecadadas pela indústria da multa ? Em educação é que não é.




Para saber mais sobre os novos radares da cidade CLIQUE AQUI

Pupilos Esquecidos

Por Filipe Rocha


O erro faz parte da condição humana na realização de tarefas. Em alguns casos a falha pode ser compreendida, mas não justificada, como no caso do menino de 3 anos esquecido e trancado pelos funcionários de uma creche em Vinhedo, interior Paulista.

As creches são o porto seguro de muitos pais que precisam trabalhar e não tem com quem deixarem seus filhos. É nesse ambiente que muitas crianças tem o primeiro contato com o mundo fora de casa.

Experiências traumáticas nessa importante fase de desenvolvimento, podem desencadear traumas e frustrações no adulto de amanhã.

Quem tem filhos sabe que crianças são imprevisíveis, portanto todo cuidado é pouco. O responsável pela falha na creche em Vinhedo deve ser advertido, pois sua obrigação é ser mais esperto que uma criança.
Para saber mais sobre este caso CLIQUE AQUI